quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Baleia Jubarte morre no Rio de Janeiro

Baleia encalha na praia de Geribá, em Búzios / Foto: Sérgio Quissak / Divulgação  
A baleia jubarte que estava encalhada em Búzios (RJ) não resistiu e acabou morrendo na madrugada desta quarta-feira (27). O animal, que pesava cerca de 40 toneladas, encalhou na última segunda-feira e, desde então, bombeiros e ambientalistas tentavam devolvê-la ao mar.
De acordo com o médico veterinário Milton Marcondes, diretor de pesquisa do Instituto Baleia Jubarte, o mamífero entrou em choque e morreu por volta da 0h30. De acordo com biólogos, o animal estaria voltando do Nordeste, rumo à região da Antártida, após seu ciclo reprodutivo.
Uma nova tentativa de resgate estava prevista para as 4 horas da manhã quando a maré estaria cheia. A 1ª foi feita terça.
A prefeitura de Búzios já iniciou a remoção da carcaça do animal, que deve ser levada para um aterro.
Biólogos orientam que o banho de mar, na praia onde a baleia morreu, deve ser evitado, pois seu óleo pode atrair tubarões.

*Fontes: G1 e Estadão

Apresentação

Pet News é o mais novo espaço para quem ama animais, sejam eles de estimação ou não. Aqui todos os animais terão vez. Quem quiser sugerir um tema ou enviar perguntas para os nossos consultores em medicina veterinária pode mandar um e-mail para lenise03@terra.com.br